O que é?
Imagens turvas e embaçadas. Presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos… Estas são queixas comuns dos pacientes que tem catarata.
A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).
A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.
Como surge a catarata?
As causas mais comuns são:
Catarata Senil
Tipo de catarata mais comum, ocorre em geral com o processo de envelhecimento, surgindo mais frequentemente após os 55 anos de idade.
Catarata Congênita
Ocorre por doenças da mãe durante a gravidez, que atingem o feto. Com frequência é acompanhada de outras alterações.
Catarata Traumática
Ocorre após acidentes que danificam os olhos. Geralmente é unilateral.
Catarata Diabética
Geralmente, tem início precoce e provoca perda visual mais rápida do que a catarata senil.
Catarata decorrente de medicamentos
Principalmente os corticóides, quando usados por longos períodos.
Como funciona o tratamento
O tratamento é cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intra-ocular (LIO).
Resumidamente, a cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local (absolutamente indolor) sem a necessidade de internação hospitalar. Para a recuperação visual do portador de catarata, se faz necessária a retirada do cristalino opaco e o implante de uma lente intra-ocular. A qualidade de visão com a lente intra-ocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato. Por isto, o implante da lente intra-ocular é feito de rotina atualmente.
Dr Francisco Lopes fala sobre o tratamento
Médico Responsável

Especialista em cirurgia de catarata, o oftalmologista Dr. Franciso Versola Lopes (CRM 87.494) é associado às maiores instituições de oftalmologia do mundo. Com mais de 50 mil olhos operados de catarata em quase 20 anos de profissão, Dr. Francisco não se cansa de buscar novos conhecimentos e está sempre participando de cursos e Congressos Internacionais. No Hospital de Olhos Alta Paulista em Lucélia você tem à disposição o há de mais moderno na cirurgia de Catarata.